top of page

work :: monotipia com gelatina

  • Foto do escritor: joanafbastos
    joanafbastos
  • 16 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de set. de 2021

14 de agosto: Finalmente pude experimentar fazer a minha base de gelatina para monotipia! Já há um bom tempo que queria trabalhar com este processo, principalmente desde que fui ao workshop da minha colega de pós graduação, Najla Leroy.


Com a receita que a Najla apresenta no seu Instagram - aqui - e os ingredientes todos colhidos, lá dei inicio à confeção.

No fim foi preciso passar papel absorvente para tirar a espuma, e de seguida colocar no frigorifico.


Depois de solidificada, hora de experimentar!

Infelizmente a base de gelatina começou a desfazer-se em pouco tempo (após poucas impressões), por isso não estava a ser possível produzir muito trabalho como no workshop. Então, bora lá derreter mais uma vez a gelatina, pois pode não ter ficado tempo suficiente no frigorifico.


Para o processo de reutilização é necessário seguir os passos que a Najla também apresenta no seu Instagram - aqui. E lá foi a base fragmentada para o micro-ondas, para ser derretida, e depois voltar para o frigorifico.

15 de agosto: Após solidificada, lá fui eu entusiasmada voltar a trabalhar com ela. Mas...


16 de agosto: No entanto, foi preciso repetir este processo três vezes para perceber que afinal o problema era da estufa em que a casa estava - 30ºc -, ao deixar a base na mesa, e voltar uns minutos mais tarde para a ver completamente liquida. Voltei a pô-la no frigorifico para a poder lavar após solidificar e, aí sim, voltar a repetir o processo de reutilização.


Conclusão: esperar que a casa arrefeça (ou talvez arranjar uma base de gelo para ver se a mantém a base de gelatina firme).


No meio das experiências, adorei o resultado com o pão de forma (que estava já fora do prazo). E tentei fazer um livrinho com composições random, onde infelizmente não deu para explorar muito as sobreposições com a base de gelatina, por esta estar a derreter rápido. Ficou um resultado básico (vídeo a baixo), mas é pensar que é sempre um bom começo para experimentar mais coisas a seguir.

A ver se na próxima a base já se aguenta melhor para poder produzir MUITO mais.

Comments


Joana F Bastos's works, 2010-ongoing | Template © Wix.com

bottom of page